https://dicasgratisnanet.blogspot.com/2009/12/fotos-macys-thanksgiving-day-parade.html
https://viagem.uol.com.br/guia/cidade/novayork_compras.jhtm
Dizem que Nova York é a Disney do adulto, pois não há quem resista à tentação de ir às compras e, ao efetuá-la, há quem diga que o adulto se torna, imediatamente, uma criança.as lojas mais fams Nacionais nos Estados Unido JANEIRO
FERIADO: NEW YEAR'S DAY - ANO NOVO 1º de janeiro
FERIADO: MARTIN LUTHER KING'S DAY 20 de janeiro – comemorado na 3ª segunda-feira de janeiro
Pregador batista em Montgomery (Alabama) desde 1954, King fundou, em 1957, a Conferência de Cidadãos Líderes do Sul (SCLC). Seguindo a doutrina de Jesus e de Mahatma Gandhi, pretendia acabar com a discriminação racial. Lutou pela igualdade de direitos dos negros americanos por meio da resistência pacífica e da não-violência. Seu primeiro grande êxito foi o boicote aos transportes públicos, realizado em Montgomery (1956). Organizou muitas manifestações, incluindo a Marcha sobre Washington, em 1963. Em 1964, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Foi assassinado a tiro em 1968 por um branco racista, e sua morte desencadeou graves tumultos.
FEVEREIRO
FERIADO: PRESIDENTS’ DAY 3ª segunda-feira de fevereiro
E feriado nacional aqui nos E.U.A. É o dia em que se honram todos os homens (até a data, infelizmente, mulher nenhuma) que já foram Presidentes desta nação.Este dia comecou por ser celebrado a 22 de Fevereiro, dia do , o primeiro presidente eleito dos Estados Unidos da América, mas depois como Fevereiro também é o mês do aniversário de outro grande Presidente americano, Abraham Lincoln, ficou então estabelecido que se celebraria este dia, todos os anos, na 3ª Segunda-feira do mês de Fevereiro, e que com este dia se horariam também todos os homens que já estiveram a frente do destino da nação.
DATA COMEMORATIVA: VALENTINE'S DAY –
DIA DOS NAMORADOS/ DIA DA AMIZADE 14 de
No dia 14 de fevereiro é comemorado o dia de São Valentim, o santo protetor dos namorados em toda a Europa, América do Norte, Sul (exceto no Brasil) e Central, Canadá e em grande parte da Ásia.
Nesse dia, segundo uma simpática tradição criada pelos devotos do santo, é comemorado o “dia dos valentins” que significa “dia dos namorados”, associado ao início da primavera, estação do despertar da vida e também do romance, quando os pássaros começam a preparar seus ninhos.
Esse dia tem como característica a troca de cartões com mensagens românticas e presentes entre os apaixonados.
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, considerado o “Santo casamenteiro”.
MARÇO
DATA COMEMORATIVA: ST PATRICK’S DAY 17 de março
O santo (386 - 17 de março de 493) foi um missionário cristão e é o padroeiro da Irlanda. Ele nasceu na Grã-Bretanha, mas foi vendido como escravo na Irlanda. Lá ele se converteu ao cristianismo, pregou o evangelho e foi o instrumento para a conversão de centenas de pessoas, muitas delas, se tornaram monges.
O símbolo de St. Patrick é o trevo de três folhas, que ele usava em seus sermões para explicar a Trindade - como o Pai, o Filho e o Espírito Santo pode ao mesmo tempo existir como elementos separados em um único ser.
ABRIL
DATA COMEMORATIVA: APRIL FOOL'S DAY - DIA DA MENTIRA1º de abril
Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos [de Abril]"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
DATA COMEMORATIVA: EASTER – PÁSCOA
MAIO
DATA COMEMORATIVA: MOTHER'S DAY 2º DOMINGO DE MAIO
MEMORIAL DAY
Memorial Day, originalmente chamado de dia da decoração, é um dia de lembrança para aqueles que morreram no país o nosso serviço. Existem muitas histórias a respeito de suas origens reais, com mais de duas dúzias de cidades e vilas, que afirmam ser o berço de Memorial Day. Há também evidências de que grupos organizados de mulheres no Sul estavam decorando túmulos antes do fim da guerra civil: um hino publicado em 1867, "Ajoelhe Quando nosso amor está dormindo" por Nella L. Sweet levou a dedicação "às senhoras da Sul, que está decorando os túmulos dos mortos confederados "(Fonte: Universidade de Duke Folha American Music Histórico, 1850-1920 ). Enquanto Waterloo NY foi declarado oficialmente o berço do Memorial Day pelo presidente Lyndon Johnson, em Maio de 1966, é difícil provar conclusivamente a origem do dia. É mais provável que ele teve muitos começos separadas, cada uma dessas cidades e toda ou espontâneo encontro planejado de pessoas para homenagear os mortos da guerra em 1860 bateu na necessidade humana em geral para honrar os nossos mortos, cada um contribuiu honra para o movimento crescente de que culminou na Gen Logan dando sua proclamação oficial em 1868. Não é importante que foi o primeiro, o importante é que o Memorial Day foi criado. Memorial Day não é sobre a divisão. É sobre a reconciliação, é sobre se unindo para honrar aqueles que deram tudo.
|
---|
Memorial Day foi oficialmente proclamada em 05 de maio de 1868 pelo General John Logan, o comandante nacional do Grande Exército da República, na sua Ordem Geral N º 11 , e foi observada pela primeira vez em 30 de maio de 1868, quando as flores foram colocadas sobre os túmulos de União e os soldados confederados no Cemitério Nacional de Arlington. O primeiro estado a reconhecer oficialmente o feriado foi de Nova York em 1873. Em 1890, foi reconhecido por todos os estados do norte. O Sul se recusaram a reconhecer o dia, homenageando seus mortos em dias separados após a I Guerra Mundial (quando o feriado passou de honrar apenas aqueles que morreram lutando na Guerra Civil norte-americanos a honrar os que morreram lutando em qualquer guerra). Agora, é celebrada em quase todos os estados na última segunda-feira maio (aprovada pelo Congresso com o feriado da Lei Nacional de 1971 (PL 90-363) para garantir um fim de semana de três dias para as férias Federal), apesar de vários estados do sul tem um adicional separada dia para honrar os mortos de guerra confederado: 19 de janeiro, no Texas, 26 de abril, no Alabama, Flórida, Geórgia e Mississipi, 10 de maio na Carolina do Sul, e 03 de junho (Davis aniversário Jefferson) na Louisiana e Tennessee.
4 de julho - Independence Day
O mais importante feriado americano
4 de Julho, Dia da Independência dos Estados Unidos da América. Muita gente não tem idéia do que esta data significa ao povo americano. O Global Exchange preparou um pequeno resumo da história da independência deste país.
Tudo começou em 1607. Naquele ano, um pequeno grupo de colonizadores fundou a primeira colônia inglesa permanente na América.
Posteriormente, 13 outras colônias se espalharam pela costa Atlântica, todas elas sob o domínio do rei da Inglaterra e com mais de 2 milhões de colonizadores. No centro, Pensilvânia, New York, New Jersey e Delaware; no norte, Massachussetts, New Hampshire, Rhode Island e Connecticut e no sul, Virginia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Georgia.
Quando a Inglaterra resolveu cobrar impostos dos colonizadores, muitos se recusaram a comprar os produtos tributados dando início a uma grande revolta contra a Inglaterra. Um ato contra a cobrança de impostos, de grande importância em 1773 foi "Boston Tea Party", em Boston - Massachussetts, onde colonizadores, disfarçados de indíos, destruiram mais de 3 centenas de caixas de chá retirando-as dos navios ingleses e jogadando-as ao mar. Várias leis intoleráveis impostas pela Coroa Inglesa, provocaram a convocação do primeiro Congresso Continental de Filadélfia, em 1774, pedindo ao Rei e ao Parlamento a revogação da legislação autoritária e igualdade de direitos aos colonizadores.
Tais revoltas dão início à Guerra da Independência em 1775. Um ano depois foi formulada a Declaração da Independência para proclamar a separação das 13 colônias americanas da Inglaterra. Escrita por uma comissão de 5 membros e liderada por Thomas Jefferson, foi promulgada em 4 de julho de 1776 na Filadélfia por delegados de todos os territórios.
A Declaração dos Estados Unidos da América é inspirada nos ideais do Iluminismo e defende a liberdade individual e o respeito aos Direitos Fundamentais do ser humano.
A data de 4 de Julho é o mais importante feriado americano. Celebrado com paradas, eventos esportivos e fogos de artifícios. A bandeira americana é hasteada e decorações com fitas azuis, vermelhas e brancas são utilizadas em cerimônias públicas.
AGOSTO
DATA COMEMORATIVA: FATHER'S DAY 2º DOMINGO DE AGOSTO
SETEMBRO
FERIADO: LABOR DAY – DIA DO TRABALHO 1ª SEGUNDA FEIRA DE SETEMBRO
História do dia do trabalhador
No dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.
Mas os trabalhadores não se deixaram abater, todos achavam que eram demais as horas diárias de trabalho, por isso, no dia 5 de Maio de 1886, quatro dias depois da reivindicação de Chicago, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua.
Foi este o resultado desta segunda manifestação.
A luta não parou e a solidariedade internacional pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo júri, em 1888. Os membros que constituíam o júri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estado americano e ordenaram que soltassem os 3 presos.
Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.
116 anos depois das grandiosas manifestações dos operários de Chicago pela luta das oito horas de trabalho e da brutal repressão patronal e policial que se abateu sobre os manifestantes, o 1º de Maio mantém todo o seu significado e actualidade.
Nos Estados Unidos da América o Dia do Trabalhador celebra-se no dia 3 de Setembro e é conhecido por "Labor Day". É um feriado nacional que é sempre comemorado na primeira segunda-feira do mês de Setembro e está relacionado com o período das colheitas e com o fim do Verão.
No Canadá este feriado chama-se "Dia de Oito Horas". Tem este nome porque se comemora a vitória da redução do dia de trabalho para oito horas.
Na Europa o "Dia do Trabalhador" comemora-se sempre no dia 1 de Maio.
OUTUBRO
FERIADO: COLUMBUS DAY 2ª SEGUNDA FEIRA DE OUTUBRO
O Columbus Day homenageia o descobrimento da América no dia 12 de Outubro de 1492. A maior comemoração acontece em Nova York, onde um desfile enorme e animadíssimo é organizado.
DATA COMEMORATIVA: HALLOWEEN 31 DE OUTUBRO
Introdução
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Símbolos e Tradições
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
NOVEMBRO
FERIADO: VETERAN'S DAY 11 DE NOVEMBRO
Desconhecido soldado dos EUA a partir do
Norte Cemitério Americano Africano
1918
I Guerra Mundial, então normalmente referida simplesmente como A Grande Guerra (ninguém poderia imaginar qualquer guerra ser maior!), Terminou com a execução de um armistício [cessação temporária das hostilidades, neste caso até que o tratado de paz final, o infame Tratado de Versalhes, foi assinado em 1919] entre os Aliados ea Alemanha na última hora do dia onze de Novembro de 1918.
FERIADO: THANKSGIVING DAY 4ª QUINTA FEIRA DE NOVEMBRO
25 de Novembro - Tempo de agradecer a Deus e celebrar com comida típica - A história do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) começou em 1621 quando os pelegrinos vindos da Inglaterra para a terra nova, hoje os Estados Unidos, celebraram o agradecimento pela colheita do ano na colônia de Plymouth. Na ocasião, cerca de 90 índios nativos, os Wampanoag, participaram da festa dos pilgrims (pelegrinos em inglês). Os novos americanos estavam comemorando a benelovência de Deus para com eles num período em que mais da metade dos pilgrims tinha morrido por causa do inverno causticamente por que passaram. Sem a ajuda dos índios, todos teriam morrido.
Na primeira colheita, o governador William Bradford proclamou um dia de ação de graças e oração a Deus pela provisão dos alimentos. Na festa, um dos principais ingredientes era o peru, que ficou como marco da celebração do Thanksgiving. O cardápio do dia normalmente inclue peru, staffing (um milho de pão em cubinhos usado como recheio), abóbora, purê de batata, batata-doce, e torta de abóbora. Estas comidas simples recordam as virtudes rústicas dos Peregrinos.
Em 1623, um período de seca varreu os Estados Unidos. Os colonos da nova terra proclamaram um dia de jejum e oração e mais uma vez, depois que Deus envia chuva dos céus, é celebrado um dia de ação de graças na terra do Tio Sam. Pouco mais tarde, William Bradford declara que a data de 29 de novembro seria consagrada como dia de oração, onde pastores e líderes agradeceriam a Deus por suas bençãos sobre a nação.
Na história dos Estados Unidos muitas foram as celebrações de Thanksgiving e proclamações de datas em que os americanos se lembrariam de agradecer a Deus. Em 1789 o presidente George Washington proclamou que o Dia Nacional de Ação de Graças deveria ser celebrado na última quinta-feira do mês de novembro, em honra à Constituição dos Estados Unidos.
Thomas Jefferson, o terceiro presidente, revogou esta lei, afirmando que a prática estava incorreta por ser uma "decisão de rei".
Em 1863, Sarah Josepha Hale, autora do poema Mary had a little lamb (Maria teve um pequeno cordeiro), muito conhecido dos americanos, convenceu Abraham Lincoln a proclamar o Thanksgiving como feriado nacional. Para a data, ela escolheu a última quinta-feira de novembro por causa da declaração de George Washington. Em 1041, a data foi oficialmente transferida para a 4ª quinta-feira de novembro.
É interessante perceber que todas as celebrações de Thanksgiving no início da história dos Estados Unidos foram feitas para agradecer a Deus. Não importavam aos novos americanos os maus tempos. O povo sabia que Deus era o criador e provedor de todas as coisas. Este ano a celebração do Thanksgiving acontece no dia 27 de novembro. Que possamos aproveitar esta oportunidade para agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito por nós. Afinal de contas, nós os brasileiros, somos pilgrims na terra do Tio Sam e muito temos a dar graças. Pela provisão diária, pela acolhida deste país, pelo trabalho, saúde e oportunidade de uma nova vida. Happy Thanksgiving Day!
DEZEMBRO
FERIADO: CHRISTMAS DAY 25 DE DEZEMBRO